O cara da informática

Ele entende de computadores mas não é nenhum robô!

Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 4

Artigos anteriores da série:

Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 1

Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 2

Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 3

Olá, pessoal. Hoje, vamos a quarta e penúltima etapa da confecção do cabeçalho para o nosso blog (vocês já o verão instalado a partir da publicação deste artigo e, quando for lançada a quinta e última etapa dessa série, ele será atualizado para a sua versão final). Vou começar com um processo diferente dos artigos anteriores, pois quero calcular o espaço para as duas imagens que pretendo usar. Sendo assim, vou começar fazendo o corte da quarta divisória.

Para isso, duplico a nossa velha shape branca e dou o nome de Divisória4 à camada duplicada. Em seguida, vou usar as Shapes curvas 1 e 2 para marcar as posições de corte (reparem que, pelas posições ocupadas, podemos ver que essas shapes são de fato esferas e que, dependendo da posição, não conseguem preencher totalmente o espaço da imagem), como na amostra abaixo:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Todos os procedimentos de corte permanecem os mesmos descritos nos artigos anteriores. Não se esqueçam de selecionar a camada certa (Divisória4) antes de cortar. O resultado abaixo (com o efeito de sombra já aplicado à divisória):

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Agora, logo abaixo da camada Divisória4, vou criar uma nova camada com o nome Imagem5 logo abaixo da Divisória4 e vou inserir esta imagem:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Precisaremos cortar essa imagem também; começo cortando a forma da Divisória4, com o seguinte resultado (ocultei a camada da Divisória4 para melhor visualização):

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Agora, vou usar uma ferramenta de nome Quick selection tool (Ferramenta seleção rápida) com as configurações indicadas na barra de ferramentas da ferramenta, conforme aparece na imagem abaixo, para selecionar o resto da imagem:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Com a ferramenta selecionada, basta que eu clique na parte da imagem a ser removida e a mesma é totalmente selecionada. Em seguida, basta apertar delete:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Agora vou trabalhar na imagem que falta para fechar o espaço da imagem. Como falamos sobre design digital, resolvi usar uma imagem relacionada ao tema (a construção dessa imagem será descrita em um artigo à parte, o qual publicarei em breve). Ativo novamente a camada da Divisória4 e, acima desta, crio uma nova camada com nome Imagem4 e insiro a imagem na mesma:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Vejam que a imagem cobriu as outras imagens do canto – Divisória4 e Imagem5. Para podermos visualizar melhor, vamos passar a camada Imagem4 para baixo da Divisória4 e da Imagem5, temporariamente. Faço um ajuste no tamanho da imagem, pressionando o comando de teclado ctrl+t e reduzindo as dimensões para 90% de width (largura) e height (altura). Vejam o resultado:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

Agora, vou fazer os cortes. Os procedimentos são os mesmos descritos nos artigos anteriores e na etapa anterior (Imagem5), portanto vou publicar o resultado já com os cortes feitos, camadas reposicionadas para as posições corretas e as sombras aplicadas:

Edição de imagem de cabeçalho parte 4

É isso aí, pessoal, em breve a quinta e última etapa. Grande abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: