O cara da informática

Ele entende de computadores mas não é nenhum robô!

Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 2

Artigos anteriores da série:

Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 1

Continuando o projeto para dar ao blog uma imagem de cabeçalho. Antes de seguir com as explicações, queria esclarecer algumas pontos citados pelo nosso amigo Fillipe Silva:

1°) Essa projeto não é para um banner, pelo menos não no sentido convencional, não daqueles banners para divulgação em sites parceiros; é uma imagem decorativa para o cabeçalho do blog (quando o projeto estiver concluído, ele será inserido no blog, então todos poderão ver bem do que se trata). Achei interessante criar essa série de artigos explicando o processo, pois há vários macetes que eu uso aqui que podem ser úteis para outros designers também;

2°) As imagens escolhidas para o projeto são imagens relacionadas às várias áreas de abrangência do que chamamos, como um todo, de TI (Tecnologia da Computação), como, por exemplo, redes, programação, CG (Computação Gráfica), hardware, etc. Cada imagem tem por objetivo fazer com que o visitante faça uma associação visual com os vários temas abordados no blog;

3°)As divisórias brancas não terão como objetivo dar o efeito de páginas virando e sim servir mesmo de divisórias entre uma imagem e outra. No momento certo, um outro elemento visual será inserido nessas divisórias, dando uma aparência totalmente diferente da atual;

4°) As medidas usadas foram escolhidas por se encaixarem nas medidas máximas permitidas pelo lay-out usado no momento. Assim, a imagem de cabeçalho irá cobrir toda a extensão horizontal da página (nos posts estou publicando imagens com a metade do tamanho das medidas originais para que as amostras fiquem totalmente visíveis, sem cortes ou distorções).

Agora voltemos ao projeto: vou inserir as outras imagens escolhidas. Começo por uma imagem de uma placa de circuito integrado, conforme a amostra abaixo:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Essa imagem foi inserida na camada de nome Imagem2, esta camada ficando logo abaixo da camada Divisória1. Agora, quero aumentar um pouco o contraste dessa imagem, dar mais vida e brilho às cores da placa. Para isso, vou usar uma camada de ajuste de brilho e contraste sobre a camada da imagem. Para isso, com a camada da imagem selecionada, vou acessar o menu Layer/New adjustment layer/Brightness/Contrast (Camada/Nova camada de ajuste/Brilho/Contraste):

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Essa camada terá o nome Imagem2 ajustes. Ao criar a camada, o painel de ajuste de brilho e contraste aparecerá na barra de ferramentas da direita, logo acima do quadro de camadas. Usarei os valores +50 para brighness (brilho) e +100 para contrast (contraste), como na imagem abaixo:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

O resultado:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Notem como o “verde” da placa está mais claro e brilhante e o “preto” está mais preto. Agora, preciso fundir a camada de ajuste e a camada da Imagem2 em uma única camada; para isso, vou usar, com a camada de ajuste selecionada, o comando ctrl+e no teclado, que fará a fusão dessa camada com a camada de baixo (merge down). Antes da fusão…

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

…e depois da fusão (repare que a camada de ajuste sumiu, ficando apenas a camada Imagem2, porém os efeitos aplicados permanecem):

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Agora, vamos aos cortes: para isso, vou reposicionar as shapes coloridas que usei para cortar a Imagem1 (como eu disse antes, essas shapes são grandes circunferências perfeitas, então é muito simples reposicioná-las para fazer os cortes das imagens). Começo com a shape curva 2 (a shape vermelha) para cortar o lado direito da imagem, usando o mesmo processo descrito no artigo anterior (https://ocaradainformatica.wordpress.com/2011/04/30/criando-uma-imagem-de-cabecalho-para-o-blog-%e2%80%93-parte-1/). Observe a nova posição da shape (veja a Imagem2 por baixo):

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

E a Imagem2 já cortada – não se esqueça de selecionar a camada correta antes de fazer o corte (ocultei a Shape curva 2 para ficar mais visível):

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Agora, vou usar o mesmo processo para cortar o outro lado, usando a forma da Divisória1. O resultado (ocultei as outras camadas para deixar visível o resultado em Imagem2 somente):

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

É possível ver que há uma sobra da imagem original no canto esquerdo e precisamos remover essa sobra. Uma forma simples é usar a Retangular Marquee Tool (Ferramenta Letreiro Retangular) para remover a maior parte…

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

…e então a Eraser Tool (Ferramenta Borracha) para remover o resto:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

O resultado:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Agora falta fazer os cortes na Shape branca para criar a Divisória2. Para isso, vamos fazer uma cópia da camada da Shape branca e dar o nome de Divisória2, como fizemos com a Divisória1 no artigo anterior. Em seguida, vamos usar a Shape curva 1, reposicionando-a da seguinte forma…

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

…e cortando a Divisória2 usando o método descrito no artigo anterior, com o seguinte resultado:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Ainda falta cortar a forma de Imagem2 e Divisória1 de Divisória2; faremos isso selecionando os pixels de Imagem2 e de Divisória1, cortando-os de Divisória2, com o seguinte resultado:

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

Caso sobre alguma linha como resto do corte (como sobrou na minha), use a ferramente Rectangular Marquee Tool para removê-la. A imagem agora tem esta aparência (eu já apliquei as sombras nas novas camadas na amostra abaixo):

Edição de imagem de cabeçalho parte 2

No próximo artigo, as etapas seguintes. Até lá!

Anúncios

3 Respostas para “Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 2

  1. Thalita Langbehn 14/05/2011 às 23:56

    Perfeito! Você é muito minucioso nos detalhes e conseguiu explicar direitinho os procedimentos!

    Bjss

  2. Pingback: Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 3 « O cara da informática

  3. Pingback: Criando uma imagem de cabeçalho para o blog – Parte 4 « O cara da informática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: